29.6.08

“Você não é daqui do Rio?”

Eu sou do Rio e não me conformo com a violência. Não acho normal ter que andar na rua olhando pra todos os lados ao mesmo tempo, com a mochila pra frente, segurando firme a sacola e, ao perceber que estou sendo seguida, lembrar de todas as estratégias anti-furto que já me foram ensinadas. Não acho normal e não vou me acostumar a perceber que fui a escolhida pro assalto que pode acontecer a qualquer segundo e ter que desviar o caminho que queria fazer, entrar em qualquer loja pra tentar despistar, correr pro metrô acreditando que seja o lugar mais seguro e chorar desesperada com a iminência de perder as poucas coisas que carrego.
Não posso achar que ser assaltada é normal, que quase ser assaltada a coisa banal e corriqueira. Não acho que é assim mesmo, que tem que se saber estratégias pra andar nas ruas. Não quero perder mais nenhum fim-de-semana paralisada.