6.9.07

"'Arte', no italiano antigo, significava ofício, mister, profissão. (...) Entretanto, alguns estudiosos defendem outra interpretação para a palavra arte. Afirmam que o seu principal significado é o de 'habilidade especial', ou seja, capacidade e talentos específicos para determinado trabalho ou função."
Resgatei meus textos de História do Teatro e, entre eles, os de commedia dell'arte, que, no sexto ou sétimo período, quando cometi a insanidade de pegar nove matérias, e não matérias simples e leves, mas de conteúdo intenso, volumoso e exigente, entre elas Corte e Montagem III, que tive que costurar uma roupinha de época infernalmente trabalhosa, Arte no Brasil II, que era ótima, mas com textos e mais textos, Folclore II, também ótima, mas de pesquisa trabalhosa e a bendita História do Teatro I, com textos e mais textos e mais textos... na véspera da entrega do trabalho final, desesperada e com uma montanha de xerox, não dei conta sozinha e, minha boa e gentil irmã, fez a parte sobre commedia dell'arte pra mim! Trabalho entregue mas... o que aprendi desse período do teatro eram os vistos em aula. Agora, alguns bons anos depois e por motivo um tanto quanto inusitado, finalmente leio estes textos, estes e todos os outros que encontrei na caixa abarrotada de xerox acumulada em cinco anos de Fundão.
Leio e penso: "Como podia não adorar História do Teatro?" E me respondo lembrando que não dava tempo. Amava tão enlouquecidamente as aulas de História da Arte e Arte no Brasil que não sobrava tempo pra degustar com devido apresso a História do Teatro. Pois, já que o tempo não se finda, leio e admiro agora. Nunca é tarde pro encantamento.