2.8.07

O que será de nós com esse racismo velado? E mesmo que não seja racismo, já que há toda uma discussão sobre o conceito de raças. O que fazer e como fazer pra acabar com isso?
Não há um negro no Brasil que nunca tenha sofrido preconceito pela cor, se pensa que não, foi porque simplesmente não percebeu.

"Não, não sou babá dessa criança. Ela é minha prima, sua mãe é minha tia... qual o seu problema, tá achando que nasceu na Europa? Isso aqui é Brasil meu amor, negros, brancos, loiros, verdes, todos na mesma família, todos vindos da mesma origem."
Eu realmente poderia ter respondido assim a vizinha da porta em frente, mas sorri, olhei bem na cara dela e disse: "não, sou sobrinha", à resposta mais corriqueira quando se percebe a constante presença de um negro na casa de um branco bem sucedido: "Você é babá da menininha? Trabalha pra fulana?"

Realmente não deveria mais me ofender com isso. Talvez nem me ofenda tanto mais. Com o tempo, depois de sair correndo, chorar, baixar a cabeça e calar, quando me deparo com essa gente, faço a minha melhor cara de Beyoncé, viro as costas e vou embora!