27.9.08


Todo o caminho que se vê a frente será percorrido em longas 4hs.
Paraty fica mesmo distante, distante do Rio e distante no tempo. Cada janela, cada beiral e o casario cuidadosamente conservado me fazem sentir o tempo aqui, presente. Todas aquelas pedras, nas ruas e no mar... como pode ser possível tantas ilhas dividirem o mesmo espaço sem fazer nenhuma parecer mais imponente que outra?
Paraty, pra mim, é um lugar do dia, não vale arriscar a cabeça pelas vielas mal iluminadas mais uma vez. Paraty pra mim é como uma maquete bem feita do IPHAN, tudo no seu lugar, como fizeram os que construíram, como queremos nós e os conservadores do patrimônio histórico.
Uma boa viagem pra mim é aquela que me faz sorrir na volta pra casa, não só porque o batuque do ônibus é bom ou engraçado ou porque pessoas confinadas fazem sempre coisas inimagináveis, mas porque o trabalho aconteceu como devia, a pousada era maravilhosa, porque dormir muito pouco não me fez ficar de mau humor, porque o café da manhã era cheiroso, a cachaça do dia anterior deliciosa, o chuveiro quente, as conversas boas, as paisagens lindas e o desanimo nulo.