17.6.07


Como muitos outros livros durante a escola, dos quais eu lia até certo pondo, enjoava e conseguia um resumo, me foi exigida a leitura de "O Auto da Compadecida". Auto com "u", Ariano Suassuna, repetia a professora. Chegou até mim, não sei por quem ou de onde, a peça. Minha primeira peça.
Nunca tinha lido teatro na vida e, tinha lá meus 15, 16 anos, o devorei como nunca tinha feito antes com outras palavras. Descobri aí Ariano Suassuna.
Anos se passaram, muitos livros e muitas e muitas outras peças de teatro foram lidas, vou ao Teatro Municipal do Rio assistir à aula-espetáculo de Ariano. Descubro então um outro Suassuna, que além de inteligente, fabuloso e engraçado, me fez apreciar a leitura. Depois de "Lúcia já vou indo", acredito que Chicó e João Grilo tenham sido os primeiros personagens a me capturarem do início ao fim na literatura.
Não pude, e talvez nunca possa, abraça-lo para agradecer ter-me feito gostar de livros, principalmente teatro, e me fazer acreditar que não estou sozinha numa luta ideológica pela cultura nacional. Mas posso agradecer, por aqui, tanto a ele, como a Anabelle, minha professora que exigiu e me ensinou a gostar do que é bom: ler.